29 de jul. de 2014

Afinal, devo ir de lactose ou sem lactose?

Oie! Como é bom estar de volta aqui no blog rs. Agora ele tem novas propostas e objetivos, tudo novinho o/
O primeiro assunto que quero falar aqui é sobre a lactose, muitas pessoas andam tirando essa coitadinha da refeição e muitas nem se quer sabem o que ela faz. Então cá estou eu, estudante de nutrição, escrevendo para vocês.
Antes de começar a falar sobre o que realmente tenho pra falar, quero deixar claro que tudo que eu irei escrever, pesquisei muito bem antes e estudei em sala de aula, sim eu ESTUDEI, diferente de muitas gente, que escreve o que não estuda, então caro leitor, antes de formar sua opinião, procure sites e blogs de nutri, ok?! A sua saúde e seu paladar, agradecem :)





















Antes de tudo, você sabe o que é lactose?
A lactose é um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.
A lactose é o único hidrato de carbono do leite e é exclusiva desse alimento, porque apenas é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos: no leite humano representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%.
Para ser absorvida, a lactose tem de ser dividida em glicose e galactose e, por isso, todos os mamíferos produzem uma enzima que tem essa função – a lactase.
( fonte:http://www.mimosa.com.pt/cnam/saude-artigos-e-dossiers/intolerancia-a-lactose/o-que-e-a-lactose/ )
Tem algum tipo de pessoa que necessita retira-la da alimentação?
Sim, os intolerantes a lactose.
E como isso ocorre?
Existem pessoas que não tem ou tem a função parcial dessa enzima, a lactase. Por conta dessa enzima não funcionar como deveria,ao ingerir alimentos com lactose, ela (lactose) chega alterada no Intestino Grosso, sendo acumulada ali.
Para que você entenda melhor, pense comigo, a lactose deveria ser quebrada certo? para que tudo ocorra como deveria para ser absorvida, só que isso não acontece e o organismo não tem outra via para fazer isso,então ela continua seu caminho e uma hora, acaba se acumulando.
Esse acúmulo, faz com que bactérias  ("do bem") presentes ali no Intestino Grosso fermentem, sendo assim forma ácido latico e gases e é por isso que acaba dando diarreias, cólicas abdominais e outros sintomas.
Para mais informações, dê uma olhadinha no site do Dr Drauzio.

Como você aprendeu ai em cima, é horrível para alguem que tenha intolerância a lactose ingerir algo com lactose, além de ninguém merecer passar horas no banheiro, a pessoa pode ficar desidratada, o que não é nada legal para a saúde. Pessoas quem tem a intolerância devem retirar os alimentos com lactose da alimentação, mas atenção, nem todos precisam de uma retirada total, há vezes que uma retirada parcial já basta. Caso você seja intolerante a lactose ou conheça alguém assim, procure um nutricionista! Vocês precisam de um acompanhamento nutricional, principalmente porque o leite é a principal fonte de cálcio que nós temos.

Ai você me pergunta: Steeh, eu não sou intolerante a lactose, posso fazer uma dieta restrita em lactose?
Eu irei lhe responder com todas as palavras e certezas: eu recomendo que não!
Sabe porque? A vida é pratica, se você não tem intolerância a lactose pra que vai fazer isso? O leite, queijo e tudo mais, são tão gostos. Ok! o leite puro não é, mas tem gente que acha :p

Se você me afirmar, mas existem outras fontes de cálcio, não irei ter problemas!
Sabe o que lhe respondo? Com cerca de 4 copos de leite por dia, você já alcança a quantidade de calcio necessária para o dia. E sabe quanto de couve crua você tem que comer pra alcança? Muito! Quando lhe digo muito é que é muito.
Ok! falemos em números:
Adultos de 19-30 anos precisam de 1000mg/dia
200ml de leite integral, vão lhe oferecer 246mg ( 4 copos ao dia)
100g couve crua, vão lhe oferecer 131mg ( 700g ao dia)
Tudo bem que quase ninguém toma tudo isso de leite em um dia só, mas olha a quantidade que você tem que tomar em relação a couve, por exemplo.

Então pra que retirar o leite e derivados se você não tem a alergia?
Ah! é que vou emagrecer.
Meu bem, eu li tanto sobre essa frase e sabe o que as nutricionistas de confiança respondem?
"Entretanto, é claro que se você evitar alguns alimentos gordurosos derivados do leite, como queijos amarelos, creme de leite, sorvetes e leite condensado, provavelmente irá observar resultados positivos na balança."
( Fonte: http://kilorias.band.uol.com.br/2013/06/nutricionista-explica-dieta-sem-lactose-ajuda-a-emagrecer/)

E não venha me dizer que somos os únicos mamíferos adultos a tomar leite, porque também somos os únicos  que trabalhamos e usamos o dinheiro ganho para sobreviver ou você vê, por ai gatos que sabem falar e vendem bolas de pêlo?

Não siga as dietas da moda, siga o seu coração. Coma bem, pratique exercícios, tenha uma boa noite de sono e  uma nutri ao seu lado.♥

0 comentários:

Postar um comentário